Como funciona o aborto na França

aborto na França

O aborto na França é legalizado. Se você estiver grávida e não quiser ou não puder manter a gravidez, pode optar pelo aborto. A interruption volontaire de grossesse (IVG) - como é comumente chamado o aborto, pode ser realizada com até no máximo 12 semanas de gestação, sendo 14 semanas depois da última menstruação.

 

Como funciona o aborto na França

O procedimento pode ser feito tanto em clínicas particulares quanto em hospitais públicos.

A decisão de abortar é algo que cabe somente à grávida em questão. Todo o processo é feito com respeito e sigilo, dentro de normas estabelecidas pela França. O aborto pode ser feito de duas formas:

- Via medicamentos: Este método pode ser adotado até no máximo 5 semanas de gestação ou 7 semanas depois da última menstruação. Ele consiste em medicamentos que podem ser tomados no consultório médico, em algum centro de saúde ou centro de planejamento familiar.

Esses medicamentos fazem com que a gravidez seja interrompida e, por consequência, provocam a saída do embrião. O tempo entre a tomada do medicamento e a expulsão do embrião podem variar - pode acontecer logo no consultório médico ou quando a pessoa estiver em casa.

- Via aspiração: Este método pode ser praticado até 12 semanas de gestação ou 14 semanas depois da última menstruação. Este é um processo cirúrgico que deve ser feito em um centro de saúde ou hospital, por um médico especializado.

Em ambos os casos, as complicações após o procedimento são bastante incomuns.

Leia também: Como funciona a securité sociale em caso de doença

 

Como é o processo do aborto?

Depois que a gravidez é confirmada através de um teste sanguíneo realizado em laboratório, é necessário uma consulta médica em um especialista que realize esse tipo de procedimento.

Após a confirmação da gravidez, é necessário esperar um período de 8 dias antes de realizar o procedimento. Este período podendo ser encurtado caso a situação seja considerada urgente.

Saiba mais:

Para dúvidas e qualquer questão referente ao aborto, dois serviços estão disponíveis:

INFO IVG Île-de-France: 01 47 00 18 66

Movimento francês de planejamento familiar: www.planning-familial.org

1 comment

  1. Paty 5 fevereiro, 2015 at 00:25 Responder

    Eu não sou a favor do aborto, mas infelizmente as vezes é até mais aceitável que o país tenha ele legalizado do que as mulheres fazerem de qualquer jeito e acabar tirando duas vidas aos invés de uma. Mas preferia que se a pessoa não quisesse engravidar que tomasse precauções e se ainda assim acontecesse que desse pra adoção. Há tantas pessoas querendo adotar.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: