Como está o controle das fronteiras depois dos atentados em Paris

Para falar um pouco sobre o controle das fronteiras, vou falar um pouco da minha experiência. Na última quinta-feira, peguei o trem em Paris na Gare du Nord em direção à Londres. O clima nos transportes em comum ainda estava meio tenso, todo mundo se olha e o silêncio reina entre os passageiros.

Mesmo não estando tão segura de viajar num momento desses, resolvi assim como todos os parisienses de continuar uma vida normal e pegar o trem sem medo.

controle das fronteiras

A ida (Paris-Londres)

Logo quando cheguei no check-in, os policiais estavam evacuando a área. Motivo: bagagem abandonada, aplicação do plano vigipirate que consiste em destruir a bagagem com explosivos. Um anúncio alertava a todos que a polícia iria explodir a bagagem abandonada. Isso durou 1h até que enfim pudemos fazer o check-in.

Ao passar pelo controle de fronteira francês, tudo tranquilo e eles apenas carimbaram a saída. O controle inglês já é mais rígido, fazendo inúmeras perguntas. É bom ter certeza de estar com todos os documentos que justificam a sua viagem (negócios, turismo, etc). Quem não prova motivos suficientes vai para a temida salinha da imigração.

A viagem foi tranquila, o trem estava bem vazio. Ao desembarcar em Londres, o clima é meio tenso com inúmeros policiais portando fuzis e armas pesadas. A impressão é de estar entrando num campo de guerra. Felizmente, ao sair da estação, tudo parece normal e a vida segue o seu ritmo.

Leia também: Conheça algumas leis que você precisa saber antes de viajar pelo mundo

 

A volta (Londres-Paris)

Tentei chegar mais cedo para poder trocar meu bilhete, pois na hora de fazer a reserva acabei escolhendo o trem das 19h ao invés de 18h. Por causa dos atentados, a Eurostar está trocando os bilhetes com destino à Paris gratuitamente.

Mesmo na saída, o controle de fronteira do Reino Unido é mais rígido. Mesmo depois de ter o passaporte escaneado e o sinal verde do agente para prosseguir, um policial me parou para fazer algumas questões. Nada complicado, apenas questões básicas que não duraram 1 minuto.

O controle de fronteiras francês também foi tranquilo na entrada, sem nenhuma exigência em especial. É importante ter todos os documentos em dia, caso necessário. De uma maneira geral, o controle das fronteiras continua como de costume, dependendo bastante da pessoas que vão te controlar - algumas são mais exigentes, outras mais tranquilas. O importante é que se, ao viajar, tudo estiver dentro dos conformes a sua viagem certamente será tranquila.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: