Como escolher a sua mala de viagem

Peça fundamental, a mala de viagem é um item da sua lista que deve ser escolhido com muito cuidado. Um dos erros mais comuns é não dar a devida importância à escolha da mala de viagem. E por que é tão importante fazer uma boa escolha?

mala de viagem

Foto: auchanetmoi.auchan.fr

Escolhendo a sua mala de viagem

Existem malas dos mais variados tipos e para todos os bolsos. É preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas. Uma mala cara, não é necessariamente a melhor.

O primeiro passo é definir a sua necessidade. Que tipo e qual a duração da viagem? Quanto você está disposto a pagar? Não é interessante comprar uma mala que vá servir apenas para uma viagem. A não ser que seja extremamente necessário. Neste caso, é mais interessante pedir emprestado para alguém.

Pode parecer bobo tanta preocupação para escolher uma simples mala. Mas se você viaja com frequência ou é do tipo de pessoa que não gosta de acumular coisas inúteis em casa, comprar a mala ideal é um investimento. Ainda mais se o seu orçamento está um pouco apertado.

Leia também: 6 Dicas de como fazer a mala para dois climas diferentes

Perguntas-chave para escolher a mala ideal

Para facilitar a sua escolha, selecionamos algumas perguntas-chave para determinar que tipo de mala você deve comprar:

  • A viagem que será realizada é do tipo "excepcional"? 

Por exemplo: uma primeira viagem de férias para o exterior ou uma lua-de-mel. Ou talvez você não seja do tipo que viaja com frequência

Recomendações: Opte por uma mala simples que atenda às suas exigências. Se você optar por uma mala grande, o ideal é escolher um modelo com 4 rodinhas que rodem 360 graus. Muito mais práticas para serem transportadas, especialmente se você não tiver muita força.

mala de viagem

Foto: valisecabine.info

  • Quanto estou disposto a pagar?

Sim, a questão financeira pode influenciar bastante na sua escolha. No entanto, este é um item que pode trazer muita dor de cabeça caso você não faça uma boa escolha. Quem nunca ouviu relatos de malas quebradas, rasgadas, saqueadas ou extraviadas?

Claro que é sempre possível que um desses incidentes ocorra, independentemente do tipo de mala. Algumas precauções podem diminuir e muito as chances de ter algum tipo de problema relacionado à bagagem durante a viagem.

Recomendações: Não tente fazer muita economia. O barato pode acabar saindo caro no final das contas. Opte por uma mala robusta, que seja feita de um material resistente. Eu prefiro malas que sejam de tecido do que aquelas que são revestidas com aquele plástico duro. Elas têm a tendência de ressecar e não aguentam muitas viagens.

mala de viagem

Mala rígida (esquerda) e mala de tecido (direita)
Foto: lemag.gsell.fr

Confira: 10 Dicas úteis para as suas viagens

Características indispensáveis na hora de escolher a sua mala de viagem

A mala ideal deve ser leve. Quanto mais leve, mais você ganha em kilos a mais para enchê-la. Existem no mercado materiais que são mais leves mas que não deixam de ser resistentes. É uma boa vantagem.

Ela deve ser prática. Bolsos externos podem parecer uma boa pedida. A verdade é que não são lá muito úteis, ao menos durante a viagem (no quesito segurança). É melhor uma mala com um bom espaço interno do que diversos bolsos externos.

Expansível. É algo que você não vai necessariamente precisar, mas não custa nada ter. É um zíper externo que permite que você ganhe alguns centímetros a mais. O que pode fazer a diferença entre conseguir fechar ou não a mala e evitar de estourar o zíper.

Fuja do preto. Você já deve ter percebido a quantidade de malas pretas existem nas esteiras de bagagem. Então porquê não facilitar a vida escolhendo uma mala de viagem de uma cor mais chamativa? Ainda mais se você for paranóico como eu que sempre tem medo de que alguém vá roubar a sua mala...

Jogo de malas. A não ser que seja realmente necessário, não caia na lábia de vendedores que tentam vender um jogo de malas. É melhor comprar uma mala quando for necessário do que comprar algo que não vai ser usado. Mesmo que comprar um jogo seja mais barato do que comprar malas avulsas. Só compre de acordo com a necessidade.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: