Como é celebrada a páscoa na Europa

A páscoa é uma data celebrada em muitos países, cada um com suas tradições e costumes que simbolizam as crenças e as lendas que marcam gerações. Conheça como é celebrada a páscoa na Europa.

pascoa na europa

França

Os sinos das igrejas param de tocar da quinta-feira ao sábado da semana santa. A tradição diz que os sinos partiram à Roma, voltando na noite de sábado para domingo deixando chocolates para as crianças. No domingo depois da missa da páscoa e a caça aos ovos nos jardins, as famílias se reúnem para comer um assado de carneiro. Em algumas regiões da França é o coelho o responsável por trazer os ovos de chocolate para as crianças nos ninhos que elas confeccionaram na véspera.

 

Itália

A colomba pascal é uma espécie de brioche em forma de cruz confeccionada para a páscoa. O carneiro também é o prato típico da páscoa no jantar de domingo. A segunda-feira é dedicada para um piquenique em família.

Leia também: Hábitos americanos que parecem estranhos para os brasileiros

 

Espanha

Na Espanha, a quinta e sexta-feira são considerados dias santos e a segunda-feira é feriado. A mona é a brioche típica da páscoa, facilmente conhecida pelos ovos coloridos que são colocados sobre ela antes de ir ao forno. Procissões e representações teatrais fazem parte da celebração da semana santa.

 

Inglaterra

O prato típico da páscoa na Inglaterra é o porco, considerado símbolo de sorte pelos ingleses. As crianças vão de casa em casa pedindo doces como no halloween.

Confira: 10 Curiosidades sobre os franceses

 

Finlândia

Na Finlândia as crianças também vão de porta em porta pedir guloseimas, só que fantasiados de bruxos. A tradição chamada de Virpominen conta que trolls e bruxas saiam entre a sexta-feira santa e o domingo de páscoa.

 

Polônia

A água, considerada o símbolo da vida faz parte da celebração de páscoa dos poloneses. Na segunda-feira, os amigos jogam água uns nos outros para retirar os pecados. A noite da páscoa (Wielkanoc) é celebrada com uma decoração de ovos coloridos ou decorados com lã.

 

Alemanha

Na Alemanha, o fogo é o símbolo da páscoa. Simbolizando o sol, o fogo celebra a primavera e o fim dos dias de inverno. O coelho ou a lebre são os responsáveis por trazer os ovos para as crianças. O Osterbaum é outra tradição da páscoa em que uma pequena árvore ou arbusto é decorado com ovos coloridos simbolizando a volta do calor.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: