Au Pair nos EUA: Viajando durante o seu intercâmbio

viajando

Já pensou em como gastar o seu tempo livre viajando durante o seu intercâmbio? Antes de pensar em gastar seu rico dinheirinho com seus tickets, hotéis e outras despesas de viagem, lembre-se que você está em um país que não é o seu, onde você pode ir e vir bem tranquila. Você tem um visto "sponsorado" por uma agência (Cultural Care, APC, APIA, Expert, InterExchange, Europair, Go Au Pair, entre outras) e dependendo da viagem, você precisa sim fazê-los saber que vai viajar.

Viajando dentro dos 50 estados americanos:

Não é necessário enviar o DS-2019 para a agência assinar, pois você pode ir e vir dentro dos EUA sem problemas. Caso esteja no segundo ano e com um visto já expirado no passaporte, é bom carregar o DS com você, já que ele é o documento que te deixa legal dentro do país. Eu sempre carrego o DS comigo nas minhas viagens porque é um documento muito importante e prefiro tê-lo em mãos just in case. Não se esqueça do passaporte ou da sua ID ou Driver License do seu estado.

Viajando fora dos Estados Unidos no primeiro ano:

É necessário enviar seu DS-2019 para que sua agência assine. Se você quiser verificar se está assinado ou não, a assinatura fica no campo Travel Validation no canto inferior direito. Deve estar assinado e datado e essa assinatura é valida por 1 ano a partir da data escrita lá. Caso você saia mais de 1 vez do país, não é necessário uma nova assinatura, a não ser que já tenha passado 1 ano. Caso você seja da Cultural Care, você deve enviar seu DS dentro de um envelope com outro envelope dentro, devidamente com selo e endereçado a você. Eles vão assinar e enviar dentro do envelope que você mandou. Não se esqueça de colocar na frente do envelope Att: Travel Validation. E sim, é seguro mandar seu DS pelo correio, mas opte por delivery confirmation só por desencargo de consciência.
Isso é como uma autorização da agência para você sair e voltar ao país. Sem a assinatura, você não sai e nem entra. Vale também para viagens feitas ao Brasil.
Passaporte e DS são os documentos que você precisa basicamente, dependendo de onde está indo.
Não se esqueça de verificar se o país que você está indo requer visto para brasileiros. Caso seu voo tenha conexão em outro país, verifique se aquele país requer visto para brasileiros, mesmo que você não vá ficar lá.
Por exemplo: Se você está indo para Europa, existem alguns voos baratos que passam pelo Canadá. Porém, o Canadá requer visto para brasileiros, mesmo que seu voo seja apenas conexão. Algumas vezes existe um tal visto de trênsito para que você possa fazer conexão por tal país. Mas se quiser mesmo se livrar dessas dores de cabeça, opte por outro voo.
viajando

Faça planos:

Quanto você está disposto(a) a gastar? Quanto você pode gastar? Caso tenha alguma emergência, você tem algum dinheiro reserva? Seus pais/parentes/Host Family sabem onde você vai ficar/algum contato/referência para poder te encontrar caso necessário? Você sabe o que quer ver onde está indo, quanto custa, que horas abre/fecha, restrição de datas/horários/idade? Você pesquisou os meios de transporte disponíveis onde você vai?
Pode parecer meio paranoico, mas todas essas perguntas são imprescindíveis para ter uma viagem tranquila e de sucesso. Nós, au pairs, não dispomos de muito dinheiro e nossos dias de férias são curtos. É preciso bastante jogo de cintura pra manejar o dinheiro e o tempo.

Viajando fora dos Estados Unidos no segundo ano:

Caso você tenha renovado o visto: Não há restrição.
Caso não tenha: Você pode viajar dentro dos EUA sem problemas. Viagens fora do país estão limitadas a México, Caribe, Canadá e ilhas adjacentes. O DS precisa estar assinado e com as novas datas do seu segundo ano. Isso acontece pelo fato de que, apesar de estar legal, o visto no seu passaporte está expirado e para entrar e sair do país, você precisa de um visto válido.
Para renovar o visto, o procedimento é o mesmo que você fez da primeira vez. O visto só pode ser renovado no Brasil, não tem como renová-lo nos States. Conheço pessoas que já tiraram o visto em outros países. É um risco que se corre, pois se for negado, você não poderá retornar aos EUA e vai ter que voltar ao Brasil para tirar um novo visto.
Renovar o visto no Brasil não é mais arriscado. Não ouvi falar de nenhuma pessoa que tentou renovar o visto e foi negado, portanto vá tranquilo.
viajando

Outros requerimentos:

Alguns países requerem comprovantes de estadia entre outras coisas mais. Vou contar a minha experiência: Fui pra França em Fevereiro desse ano, levando meu passaporte, DS, confirmação das minhas passagens, 200 Euros na carteira, a cara e a coragem. Cheguei na imigração, passei o passaporte por debaixo do vidro, ele olhou o visto americano e carimbou minha entrada em Paris. Não fez uma única pergunta e não durou 1 minuto. Para sair da França e voltar aos EUA, só fizeram aquelas perguntas de segurança antes do voo (se você comprou alguma coisa, recebeu algo de alguém e bla bla bla). Detalhe que a mulher começou em francês, eu não consegui entender e ela falou inglês com aquele sotaque carregado que eu entendi menos ainda. Haha.

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: