Au Pair na França: Como validar o visto de estudante

 

Validar o visto de estudante: uma etapa obrigatória

É hora de validar o visto de estudante. Agora que você finalmente está em solo francês não pense que a burocracia acabou. Aliás o que mais tem na França é burocracia. Para qualquer solicitação eles sempre vão te pedir um dossiê com vários documentos.

validar o visto de estudante

Quando você for ao consulado solicitar o visto, eles vão te entregar um documento. É um formulário que você deverá preencher e enviar para o OFII (Office français de l'immigration et de l'intégration ) para validar o visto de estudante. Nesse documento irá constar o endereço para envio de acordo com o local da sua residência. Esse é um procedimento indispensável, pois caso não valide seu visto ele não terá validade na França.

Leia também: Au Pair na França: Visto

Você tem um prazo de 3 meses para enviar esse formulário junto com outros documentos exigidos que constará no documento.

Após enviar esse documento ao OFII você receberá uma carta de convocação informando o dia, local e horário para visita médica e validação do visto. Ele pode ser feito no mesmo dia e talvez no mesmo local, dependendo da região onde irá morar.

Se este procedimento não for cumprido, o visto perde sua validade três meses após a data de sua emissão.

Quando receber a carta de convocação, você deve pagar uma taxa no valor de 58 euros. O pagamento deve ser feito em compras de selos que totalizem esse valor. Estes selos são chamados de timbres fiscaux. Você encontra esses selos nos lugares que se chamam bureau de tabac  ou pode fazer a compra pela internet no site www.timbreofii.fr

validar o visto de estudante

 

Confira também: Au Pair na Fraça: Campus France

Quais documentos enviar para o OFII para validar o visto de estudante

No formulário que você irá receber no consulado terá essas informações. Mas vamos listar aqui para você já ficar ciente, os documentos são:

  • O formulário OFII preenchido com as informações do número do visto, data de entrada na França ou no espaço Schengen e endereço fixo na França;
  • Cópia das páginas do passaporte que indicam os dados pessoais do estudante, o visto e o carimbo que atesta o dia de sua entrada na França ou no espaço Schengen.

Obs: Outra formalidade é ir na escola e confirmar sua inscrição no curso de francês.

Fonte: Campus France Brésil

4 comments

  1. Daniele 27 Janeiro, 2015 at 06:21 Responder

    Boa noite! Por favor, me tire uma dúvida..pode
    parecer estúpida minha pergunta,mas eu não entendi como é feito o pagamento dessa taxa de 58 euros em selos comprados nesses tabacs… A gente vai lá e mostra o documento e eles já sabem do que se trata? E
    Me dão os selos ou uma nota com o valor total? E daí é so levar esse selos ou nota no dia da entrevista? Ou tem q enviar esse comprovante de pagamento antes da entrevista? Obrigada! ?

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: