Au Pair na França: Accord de Placement

accord de placement

Voltando com as dicas sobre o programa Au Pair, vamos passar para o próximo passo que é o accord de placement. O caminho é longo mas não é complicado. Basta seguir as dicas do Guia do Estrangeiro que você vai fazer todo o processo sem precisar de agência.

Accord de Placement Au Pair

Após conseguir fechar com a família, é hora de pensar na parte burocrática do processo. Mas calma, não se preocupe, não é nada de absurdo nessa etapa. Vamos lá! Se você achou a família perfeita (ou não), a etapa seguinte é fazer o contrato de trabalho. Nesse contrato, a família irá preencher um formulário com todos os seus dados e os do Au Pair, constar quantas horas o Au Pair trabalhará e ganhará por semana. Outra coisa que deve constar é a quantidade de dias que o Au Pair terá livre por semana. Normalmente as famílias dão o final de semana, mas tem algumas em que o Au Pair tem que trabalhar todo sábado ou 2 sábados por mês. Mas enfim, isso depende de cada família. É importante que você só assine o contrato se estiver de total acordo com as informações, caso contrário, tire suas dúvidas logo com a família antes de assinar, pois depois você não tem como contestar se coisas não saírem de acordo com o combinado.

accord de placement

 

Leia também: Au Pair na França - Parte 1

 

Documentos para o Accord de Placement Au  Pair

Normalmente cada prefeitura pede alguns tipos de documentos, que devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, não podendo ser uma tradução simples. Provavelmente esses são os documentos que você precisará traduzir:

  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovantes de estudos no Brasil (Ensino médio e/ou diploma ou declaração da Universidade);
  • Atestado médico;
  • Carta de motivação, explicando porque você quer ir para a França;
  • Inscrição em um curso de francês com carga horária de 10 horas por semana e com duração do contrato que normalmente é entre 10 e 12 meses. Esse curso deve constar na relação do Campus France (assunto para um novo post).

Após ter esses documentos traduzidos, a família irá preencher o Accord, que pode scannear e lhe enviar por e-mail. Você então imprime,  assina e faz a mesma coisa: scanneia e envia por e-mail, junto com os documentos solicitados pela prefeitura. Porém, algumas prefeituras não aceitam dessa forma e exigem que tudo seja feito com assinatura original. Então, se prepare para gastar um pouco mais caso isso aconteça! E também, quando a família te enviar o accord original, assine, tire cópias dos documentos e envie de volta. O envio pode ser feito pelas empresas FedexChronopost e DHL.

Confira também: Intercâmbio: Au Pair na França

 

Aprovação do contrato

A família leva o contrato na prefeitura e espera em torno de 3 semanas para receber a proposta, podendo demorar bem menos ou um pouco mais.

O próximo post será sobre o visto. Até mais! 😉

2 comments

Leave a reply

Você também pode se interessar...

%d blogueiros gostam disto: