Au Pair na França: Campus France

Campus France

Vamos lá para mais uma etapa sobre o processo do intercâmbio Au Pair. Após o Accord de Placement ser aprovado, a família irá te enviar uma via original com o carimbo, a assinatura da prefeitura e a inscrição original do curso de francês.

Campus France

Campus France é a agência do governo francês responsável pela promoção do ensino superior. É vinculada aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Foi criada em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos na França.

Para se candidatar a qualquer curso na França, seja Au Pair, curso de francês ( com tempo superior a 3 meses), graduação, mestrado ou doutorado, é obrigatório passar por esse processo.

Leia também: Au Pair na França: Busca por famílias.

Criação do dossiê

Você deve criar seu dossiê no campus France, preenchendo uma serie de perguntas, como: dados pessoais, dados acadêmicos, CV e suas motivações. Confira o passo a passo no guia de orientação.

Depois de preencher todas as informações no site é hora de enviar os documentos. Confira a lista abaixo:

  • Carta de apresentação (consta no final do Guia de orientação);
  • Cópia do RG ou passaporte;
  • Cópia do comprovante de estudos no Brasil (superior ou comprovante que terminou o ensino médio e declaração que foi aprovado no vestibular);
  • Cópia da inscrição no curso de francês constando 10 horas por semana e com duração de 10 ou 12 meses;
  • Cópia simples do Accord de Placement.

images (7)

Taxa Campus France

Após enviar os documentos para o Campus France, você espera a confirmação do recebimento e as informações sobre como será feito o pagamento. Não se precipite,pois essa é a etapa mais importante e está custando R$335,00 no momento. Sempre fique de olho pois pode aumentar.

Confira: Au Pair na França: Accord de Placement

Entrevista Campus France

Após o pagamento da taxa e confirmação pelo Campus France, é hora de marcar a entrevista. Você receberá na sua caixa de mensagem  uma lista dos lugares, dias e horários disponíveis em que você pode fazer a entrevista.  Não se esqueça de ficar sempre de olho na sua caixa de mensagem no site, pois todas as informações serão envidas pra lá e não para o seu e-mail pessoal.

Você deve levar todos os documentos originais que enviou. A entrevista pode ser em português ou em francês, normalmente o entrevistador pergunta em qual idioma você prefere. Na entrevista, você deve falar porque quer ir para a França, quais são seus projetos, por que você quer estudar francês e se já trabalhou com crianças, entre outras.

Após a realização da entrevista, você deve aguardar as orientações do Campus France. Eles irão te enviar um e-mail informando que a entrevista foi positiva e que você deve marcar o consulado.

No próximo post falarei sobre o consulado.

6 comments

  1. Marina Polz 5 maio, 2017 at 01:44 Responder

    Olá.

    Estou no processo para trabalhar na França como Au Pair, já tenho o meu accord de placement nas mãos carimbado pelo DIRECCTE e estou dando entrada no processo de preenchimento do dossie na plataforma do Campus France; Uma dúvida me surgiu – sabe me dizer se realmente posso escolher fazer a entrevista do Campus France em português ou francês? Li no própio site que alunos de universidades fazem essa entrevista em francês, mas não diz nada sobre o Au Pair; Eu fiz um curso básico da língua e ainda não tenho conhecimentos suficientes para realizar essa entrevista. Isso seria um problema?

    • Drieli Luz 15 maio, 2017 at 08:43 Responder

      Olá Marina,

      A entrevista no Campus France é em parte em francês. Se uma das suas motivações em ir pra França é aprender francês, então não se preocupe, demonstre seu nível básico e sua vontade de aprender na entrevista. De qualquer forma, chegando na França você vai ter que falar esse francês básico na marra mesmo que não seja bom ainda. Treine as principais perguntas de entrevistas com respostas em francês. Por exemplo:

      Por que você quer ir ser Au Pair na França?
      Por que você quer aprender francês?
      Onde você estudou francês no Brasil?

      Basicamente saber repetir o que você escreveu na carta de motivação em francês! Boa sorte 🙂

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: