As 13 Universidades públicas em Paris

As Universidades públicas em Paris

A França é um dos únicos países na Europa em que o sistema público de ensino não cobra taxas mais altas para os estudantes estrangeiros, ou seja, você paga o mesmo valor sendo francês ou não. E dependendo do curso e especialidade não é caro. Para começar sua busca, conheça quais são as 13 Universidades públicas em Paris:

logo-univ-paris1.fr

Université Panthéon-Sorbonne - Paris 1

Com oito séculos de excelência, a Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne é uma das maiores universidades públicas em Paris. É um dos grandes centros de pesquisa e conhecimento do século XXI na Europa. Oferece uma gama de cursos no campo de Ciências Jurídico-Políticas, Econômicas e Gestão, Artes e Ciências Humanas.

 

logo-long

Université Panthéon Assas - Paris 2

Considerada a primeira universidade de direito francesa, a Universidade Panthéon-Assas oferece uma ampla opção de cursos de formação inicial ou contínua em Direito, Economia, Gestão e Ciências Políticas e Sociais.

 

paris3_niou-300x218

Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3

Localizada no coração do Quartier Latin, a Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, oferece cursos nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Letras e Ciências Humanas e Sociais, em programas de licenciatura, mestrado e doutorado.

Saiba mais sobre Como se candidatar a um Master na França

 

logo_sorbonne

Université Paris-Sorbonne - Paris 4

A Paris-Sorbonne, é uma universidade de Letras e Ciências Humanas com reputação internacional. É composta de 18 Unidades de treinamento e pesquisa que oferecem cursos de: Arte e Arqueologia, Música e Musicologia, Hebraico e Estudos Árabes, Estudos Ingleses, Língua Germânica e Estudos nórdicos, Estudos Latino-Americanos, Estudos italianos, Estudos Eslavos, Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA), Grego, Francês, Latim, Literatura Comparada, Geografia e Planeamento, História, Civilizações, Filosofia e Sociologia.

decartes

Université Paris Descartes - Paris 5

Com 9 Unidades de Treinamento e Pesquisa e um Instituto Universitário de Tecnologia, a Universidade Paris Descartes - Paris 5 abrange várias disciplinas do conhecimento no campo das Ciências Sociais e da Saúde. É a única universidade francesa que reúne cursos de Medicina, Farmácia e Odontologia. Sua divisão de cuidados de saúde é reconhecido na Europa e em todo o mundo pela qualidade de sua formação e de excelência em pesquisa.

 

upmc-logotype

Université Pierre et Marie Curie – Sciences et Médecine – UPMC – Paris 6

A UPMC é um dos maiores complexos médico-científico na França. Abriga mais de 32 mil alunos, incluindo 6.400 estudantes internacionais.

 

logo-paris-diderot

Université Paris Diderot - Paris 7

Desde a sua criação, a Universidade Paris Diderot - Paris 7 é multidisciplinar. Aborda as três principais áreas acadêmicas - Medicina, Letras e Ciências Humanas e Sociais - através de suas cinco principais áreas de formação: Medicina e Odontologia; Artes, literatura e línguas; Direito, Economia e Gestão; Ciências Humanas e Sociais; e Ciência, tecnologia.

Confira Como funciona o sistema de ensino superior francês

 

logop8

Université Vincennes-Saint-Denis - Paris 8

A Universidade Paris 8 é centro de formação e pesquisa em Artes, Ciências Humanas e Sociais.

 

Université_Paris-Dauphine_(logo).svg

Université Paris Dauphine - Paris 9

A Universidade Paris Dauphine possui uma gama variada de cursos em Economia, Direito, Ciências Humanas, Ciências Políticas, Matemática e Ciência da Computação aplicada à Economia e Negócios.

 

LogoNanterre

Université Paris Ouest - Nanterre La Défense - Paris 10

A Universidade Nanterre La Défense - Paris 10 possui cerca de 31.000 alunos, 212 diplomas, 80 especialidades de mestrado profissional e 56 especialidades de mestrados de pesquisa.

LogoUPSUDUniversité Paris-Sud

A Universidade Paris-Sud é formada em 9 componentes: 5 unidades de Treinamento e Pesquisa (chamadas Faculdades), 3 Institutos Universitários de Tecnologia e uma Escola de engenharia. Entre as disciplinas oferecidas estão Direito, Economia, Gestão e Educação Física e Esportes.

 

1290088726-55

Université Paris-Est Créteil Val de Marne

Universidade Paris-Est Créteil Val de Marne oferece uma ampla gama de cursos em mais de 300 disciplinas, da Licenciatura ao Pós-Doutorado.

 

logoUP13

Université Paris 13

Verdadeiramente multidisciplinar, Université Paris 13 é um importante centro de ensino e pesquisa no norte de Paris, com 5 domínios de formação: Ciências Humanas e Sociais; Ciência, Tecnologia e Saúde; Cultura e Comunicação; Direito, Economia e Gestão; e Artes, Literatura e Línguas.

24 comments

  1. Ana 31 dezembro, 2015 at 19:25 Responder

    Oi, estou me programando pra estudar direito na frança e gostaria de algumas dicas sobra quais as melhores instituições para o meu curso. Você poderia me ajudar? Obrigada desde ja

  2. Emilly Karoliny 25 janeiro, 2017 at 12:24 Responder

    Oi, eu pretendo ir para a França estudar medicina na área de Pediatria e gostaria de algumas dicas sobre quais as melhores faculdades para o meu curso e também dicas dos melhor instituição para fazer um curso de Francês. Você poderia me ajudar? Por favor, obrigada desde já.

    • Drieli Luz 31 janeiro, 2017 at 10:51 Responder

      Oi Emilly, as duas principais faculdades de medicina são a Universidade Paris Descartes – Paris 5 e a Universidade Pierre e Marie Curie – Paris 6.
      Qual seu nível e quanto tempo você terá por semana para fazer o curso de francês?

  3. Pedro Torres de Melo Pedrosa 1 fevereiro, 2017 at 15:49 Responder

    Boa tarde, muito legal esse post. Há tempos sonho em estudar na França, e agora pretendo fazer doutorado por lá. Você sabe me indicar quais dessas tem doutorado no campo de públicas? (gestão pública, políticas públicas, gestão social, etc.)

  4. Julyana Carvalho 8 fevereiro, 2017 at 06:00 Responder

    Oi, tenho planos de ir para a França estudar medicina na área de Legista e gostaria de algumas dicas sobre quais as melhores faculdades para o meu curso e também se ao redor tem republicas ou algo semelhante. Você poderia me ajudar? Por favor, desde já estou agradecida.

  5. NIlton Carraro 23 fevereiro, 2017 at 23:46 Responder

    Drieli,

    pretendo fazer pos doutorado em gestão, finanças ou engenharia de produção na França, preferencialmente Paris.

    Você conhece algum brasileiro que já esteve ou está lá em alguma dessas áreas?

    • Drieli Luz 21 março, 2017 at 09:29 Responder

      Oi Nilton, desculpe, mas não conheço. Tente enviar uma mensagem em grupos de estudantes brasileiros em Paris no facebook, por exemplo. Boa sorte 😉

  6. Thay 18 março, 2017 at 06:13 Responder

    Boa noite!

    Conheces alguma universidade francesa que aceita a candidatura diratamente (sem campus france)?
    Alem da taxa, nao teria tempo de montar meu dossie com eles

    • Drieli Luz 21 março, 2017 at 09:47 Responder

      Oi Thay, para vir pra França e estudar em uma universidade francesa é preciso obter o visto de estudante. E é o Campus France que entrega esse visto. Você pode se candidatar diretamente apenas se você já mora na França como estudante (Au Pair, por exemplo) e já tem o visto (por que já passou anteriormente pelo Campus France para entrar na França).

  7. ADRIENE MARTINS DA SILVA 17 abril, 2017 at 20:48 Responder

    Boa tarde!
    Eu gostaria de saber como faço para fazer doutorado na França? Sendo que sou formada em biologia no Brasil. Não tenho ideia de como devo fazer para realizar os primeiros contatos.

    • Drieli Luz 18 abril, 2017 at 11:16 Responder

      Olá Adriene,

      Para fazer doutorado na França você deve primeiramente encontrar as instituições e os cursos de seu interesse. Para isso consulte este catálogo:

      http://www.ecolesdoctorales.campusfrance.org/phd/dschools/main

      Para se candidatar ao curso escolhido você deve contatar o responsável da equipe de pesquisa e seguir os procedimentos de inscrição que variam com o curso/universidade. Normalmente é necessário enviar pelo correio a tradução juramentada do seu diploma, carta de motivação, cartas de recomendação de professores, atestado de conhecimento da língua francesa ou inglesa e seu projeto de pesquisa.

      Após ser aceita pela universidade francesa você precisa obter seu visto de estudante para a França e para isso, você deve se inscrever no Campus France.

      http://www.bresil.campusfrance.org/node/6673

      Se precisar de ajuda não hesite em nos enviar uma mensagem. Boa sorte 🙂

    • Drieli Luz 17 maio, 2017 at 12:07 Responder

      Olá Rivkah, são várias as universidades públicas em Paris que oferecem cursos em Ciências Sociais. Mas a melhor e mais concorrida é a Sorbonne (Paris 1). Ela oferece cursos de graduação em sociologia e antropologia e os cursos custam cerca de 400 euros por ano. Boa sorte!

  8. Gerson Zuzarte 15 maio, 2017 at 14:30 Responder

    Bom dia prezada Drieli Luz,

    Peço o favor que você me ajude nas seguintes questões:
    – Estou querendo fazer um curso de 10 dias sobre Gestão em Inovação Tecnológica na Université Paris Dauphine – Paris 9; gostaria de saber sobre a reputação desta universidade nesta área.
    – Outra questão é que se fala muito sobre a famosa universidade de Sorbonne. Mas vemos que temos nesta relação 3 universidades (Université Panthéon-Sorbonne – Paris 1, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, Université Paris-Sorbonne – Paris 4) que utilizam este nome. Qual delas é a famosa Universidade de Sorbonne?
    Agradeço a atenção e me coloco a disposição para maiores detalhes.
    Atenciosamente,
    Gerson Zuzarte

    • Drieli Luz 17 maio, 2017 at 12:22 Responder

      Olá Gerson,

      Obrigada pela sua pergunta. Não se preocupe, a Université Paris Dauphine é uma universidade bem localizada e conceituada!

      A famosa Universidade de Sorbonne é a Université Panthéon-Sorbonne – Paris 1 que foi a primeira e ainda tem seus cursos ministrados no mesmo local histórico. O prédio começou como uma escola de ensino médio em 1923 e a partir de 1885 se tornou a Universidade mais importante da França.

      Sucesso pra vc! 🙂

  9. PriscilaC 13 junho, 2017 at 18:05 Responder

    Olá!

    Pretendo fazer mestado na França (em qualquer região) em 2018 com a Bolsa Eiffel, mas não há muitas informações na internet, você poderia algum fonte para indicar?

    Merci!

  10. Gerson Zuzarte 26 junho, 2017 at 14:36 Responder

    Bom dia prezada Drieli Luz,
    Peço o favor que você me ajude nas seguintes questões:
    – Vou fazer um intercâmbio no I.A.E. em Grenoble (16 a 21/10/2017) depois na na Université Paris Dauphine – Paris 9 (23 e 24/10/2017) com foco na área de Administração com foco em Inovação, empreendedorismo e gestão organizacional. Estas duas instituições são referência em Inovação, empreendedorismo e gestão organizacional?
    – I.A.E. em Grenoble é uma universidade ou um centro de pesquisa?
    – Qual é o conceito de qualidade da instituição I.A.E. em Grenoble?
    Agradeço a atenção e me coloco a disposição para maiores detalhes.
    Atenciosamente,
    Gerson Zuzarte

  11. thayanne 27 junho, 2017 at 15:28 Responder

    Hey Drieli!!
    Mês passado fui aplicar pra um mestrado em uma uni. Pub francesa e me disseram exatamente o contrario! Que eles tem um preco diferenciado pra estrangeiros (do preco publico de 300 euros subiu para 6 mil!!!!!). A funcionaria que me atendeu disse algo sobre eu não ter um diploma francês, que na verdade o Estado subsidia essas Universidades e, como o Estado francês não vai reconhecer meu diploma, eles vao repassar todo o custo pra mim. Isso de ser igual pra franceses e estrangeiros varia de Universidade?

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: