5 razões pelas quais você deveria viajar sozinho

Você já pensou em viajar sozinho? Quando eu era Au pair nos Estados Unidos, recebi uma semana de férias encima da hora. Logo, não tive tempo de planejar com alguém e o jeito foi ir sozinha mesmo. Por sorte, encontrei uma promoção de voo para a Califórnia e lá fui eu visitar as cidades de San Diego, Los Angeles e San Francisco por 7 dias!

Claro que deu medo de embarcar naquele avião pro outro lado do país (eu morava na Filadélfia) e que eu mal havia tido tempo de pesquisar sobre ou fazer um roteiro. Mas como qualquer outra coisa na vida que você se propõe a fazer pela primeira vez, você vai passar por isso e ser uma pessoa mais forte. Viajar sozinha pela primeira vez foi um desafio que acima de tudo, me fez ter mais confiança em mim.

É completamente natural se sentir um pouco desconfortável e desalojado no início de qualquer novo empreendimento na sua vida. Mas a boa notícia é que você vai superar isso. Então abrace as oportunidades que se apresentam, mergulhe nos momentos que estão diante de você, e você se surpreenderá com o que viajar sozinho pode lhe ensinar sobre o mundo e sobre si mesmo!

1 Você é mais capaz do que você pensa lendo mapa e viajar sozinho

Algumas pessoas podem se sentir desencorajadas a viajar sozinhas por causa de uma lista de coisas que as preocupam. Como por exemplo, não serem capazes de descobrir coisas quando estiverem sozinhas em um lugar desconhecido. Talvez elas estejam preocupadas sobre como encontrar um lugar para comer, como como irão encontrar o caminho para algum lugar ou como evitar de ser enganado.

O segredo é não se preocupar com os detalhes, eles vão acabar se solucionando de alguma forma. É provável que onde você se hospedar estarão disponíveis muitas dessas informações. E você pode se surpreender com o quão estranhos estão dispostos a ajudá-lo. Às vezes a vida tem uma maneira estranha de ajudá-lo com os detalhes. Se tem uma coisa que eu aprendi até agora é que você não deve se preocupar tanto com o que pode dar errado.

É claro que devemos manter o bom senso e sermos cuidadosos. Mas os melhores momentos são aqueles que acontecem por acaso, porque você disse sim a uma oportunidade que surgiu sem que você pudesse ter planejado. Sendo assim, talvez o simples ato de procurar um lugar decente para comer pode se tornar uma aventura em si!

2 Você pode fazer suas próprias decisões importantes

fazendo trilhas e viajar sozinhoVocê pode não perceber como várias decisões que você faz na vida são a combinação de duas coisas diferentes: algo que você quer muito e algo que você deveria querer. Nós fazemos isso na escolha de nossas carreiras, de como gastamos nosso tempo ou dinheiro. Em cada aspecto do cotidiano nós somos forçados a fazer escolhas desse modo, percebendo ou não.

O que acontece quando você viaja sozinho é que você faz o que você quer e depois você vai sentir como se essas foram as melhores decisões da sua vida! Quando você viaja sozinho você não precisa fazer escolhas baseadas no que você quer e no que seu companheiro de viagem quer. É a sua vida, sua viagem. Você sozinho vai determinar o que você quer nessa aventura.

Se você gosta de arte e cultura e quer visitar todos os museus da cidade? Ou você quer ir pra balada até de madrugada e acordar tarde? Faça isso. Viajando sozinho nos ensina que a vida não tem que ser um compromisso, e que todos nós temos a liberdade e flexibilidade de escolher como viver nossa vida.

3 Você pode gostar de fazer coisas tipicamente sociais ao viajar sozinhocrepe e torre eiffel

Não tenha receio de embarcar em uma experiência de viajar sozinho porque você se sentiria um pouco desconfortável em fazer certas coisas do cotidiano sozinho. Como por exemplo, sair para comer ou assistir um filme no cinema. Na verdade isso é muito menos estranho de fazer do que você pensa. E como em qualquer outra coisa na vida, apenas requer prática.

Ninguém estará te julgando ou se perguntando por que você está sozinho. Todos esses pensamentos vem apenas de você. Assim como todas as outras coisas que você experimentou fazer pela primeira vez, a primeira vez é sempre a mais difícil. Depois disso, só fica mais fácil!

4 Você nunca estará realmente sozinho 

viajar com os amigos

Embora viajar para uma nova cidade, pegar um ônibus durante a noite ou comer fora sozinho fica mais fácil quanto mais você fizer, se em qualquer dia você não quiser ficar sozinho, você não precisa! Você nunca está realmente sozinho desde que haja alguém lá com quem você pode iniciar uma conversa.

Se você ficar em hostels, você nunca vai ficar sem companheiros de viagem. Haverá pelo menos alguns outros viajantes viajando sozinhos no hostel, sempre! E eles muito provavelmente também podem estar à procura de um companheiro de viagem.

5 - A versão mais independente e confiante de si mesmo moça fazendo trilha sozinha

Depois de ter retornado com sucesso da sua primeira aventura solo ou talvez até mesmo enquanto você estiver na viagem, você começara a entender o quão limitando poderia ter sido se você tivesse viajado com outras pessoas. Suas escolhas teriam sido diferentes, talvez você não teria conhecido tantas pessoas, visitado lugares fora do roteiro ou não teria aprendido tanto sobre você mesmo!

Muitas vezes nós nos prendemos ao que estamos acostumados a fazer nas nossas vidas e esquecemos de todas as outras possibilidades que ela tem para nos oferecer. Há um grande poder em dizer sim as oportunidades que batem na sua porta. Não apenas enquanto viajamos mas em nosso dia-a-dia. Você realmente nunca sabe exatamente onde a vida pode te levar.

No entanto, viajando sozinho nos deixa mais independentes para explorar essas novas oportunidades. Porque no nosso cotidiano, família e amigos podem nos impedir de escolher outras possibilidades porque já estamos acostumados a fazer certas coisas de um certo modo.

Viajando sozinho você se permite explorar não só essas possibilidades, mas as possibilidades dentro de si mesmo. Você se torna mais independente, sociável, confiante e seguro de si. Você aprende mais sobre o mundo e seu lugar nele. Por isso que todos deveriam viajar sozinhos pelo menos uma vez!

1 comment

Leave a reply

%d blogueiros gostam disto: